Monday 19 August 2013

O governo Brasileiro adora restrição?


Tenho recebido alguns emails no nosso site www.duniva.com, com perguntas sobre o envio de artigos para o Brasil e como ultrapassar a taxa de importação.
Um problema que afecta os consumidores Brasileiros que queiram usar produtos estrangeiros, sem serem (muito) penalizados por isso.

Quantas vezes jà comprou um artigo, e ficou com medo de ser retido?

Entendo que o governo de Dilma queira proteger a industria local, mas restringir o acesso, penalisando o consumo parece muito seculo passado.
Segundo este site, o Brasil jà passou as 100 disputas na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Muitas delas, por ser muito protecionista dos seus mercados. Os impostos servem para proteger o mercado domestico.
Mas serà que protege o consumidor? 

Por exemplo, muitos produtos e marcas, não estão disponiveis no mercado Brasileiro, como consequencia das tarifas e burocracias.

Vivemos em um mundo cada vez mais global, serà que esta politica restritiva limita o acesso e escolha do consumidor?


Possivel solução: O governo Brasileiro poderia adotar uma outra estrategia. Fazer precisamente o contràrio.
Reduzir as restrições para dar poder de escolha ao consumidor, mas incentivar que seja comprado o produto Brasileiro.

Como? 

- Todos as empresas Brasileiras, com produtos made in Brasil pagariam menos impostos/taxas, para incentivar que os produtos tivessem um valor final mais baixo.
As empresas que participassem, teriam de assinar/fazer parte de um compromisso.

- Campanhas para promover os produtos Brasileiros em todos os meios (internet, jornal, tv, radio)

- Criar um fundo de desenvolvimento, para incentivar as empresas a expandirem os seus R&D.

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